sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MANIFESTO EM PROL DA FEIRA DO IBIRAPUERA

Carta de apoio à criação da Feira da Agricultura Limpa e de Produtos Orgânicos no Viveiro Manequinho Lopes


Há muitos anos o movimento de agricultura orgânica de São Paulo sonha realizar uma feira dentro do Parque Ibirapuera (e em muitos outros parques do município).
Neste ano por uma feliz coincidência, isso foi possível.
A agricultura orgânica, agroecológica, biodinâmica, natural, limpa, sem veneno, ou seja, a agricultura com cuidado ao ambiente e respeito ao agricultor vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e na consciência das pessoas, principalmente em relação à saúde e ao meio ambiente.
Cada vez mais as pessoas procuram e encontram alimentos saudáveis, seja em cestas entregues em casa, em supermercados ou nas poucas feiras especializadas existentes atualmente no município da maior capital do país.
Hoje há uma demanda muito maior do que a oferta de produtos orgânicos (embora existam muitos agricultores que não conseguem espaços para comercializar diretamente sua produção) e por diversos motivos eles são em geral mais caros, e acessíveis apenas a uma pequena parte da população. Às vezes temos a impressão de que se alimentar bem só é possível quando se tem muito dinheiro.
Diversos estudos e a percepção dos consumidores já confirmaram que o preço dos alimentos orgânicos nas feiras de produtores são mais baixos, e em muitos casos bem próximos ao preço de produtos convencionais. Numa pesquisa realizada pelo IDEC no ano passado constatou-se que a diferença entre o preço dos orgânicos em supermercados chegou a ser até 463% maior do que nas feiras de produtos orgânicos.
O paulistano adora feiras livres. E o paulistano que consome produtos orgânicos faz das idas às feiras um evento social. As feiras orgânicas são espaços de troca de informações, de convívio social e de relações afetivas entre agricultores/feirantes e os consumidores.
Quando se pensou em criar a Feira junto ao Parque Ibirapuera, o objetivo era oferecer um espaço de convívio, com barracas de lanche e café orgânico e uma opção mais acessível de produtos saudáveis, tanto para os consumidores como para os agricultores, aliado a um espaço de troca de informações sobre agroecologia. Atualmente existem feiras em diversos parques municipais de vários municípios do país, como Curitiba e Rio de Janeiro, entre outros. Em São Paulo, temos a Feira da AAO no Parque Estadual da Água Branca há 21 anos e no Parque Municipal Burle Marx há mais de 1 ano, e agora se iniciará uma no Parque Municipal do Carmo. Essas feiras têm demonstrado total sinergia em oferecer acesso a uma alimentação saudável em um espaço de lazer, cultura e atividade física.
Finalmente, neste ano (2012), todas as instituições que assinam esta carta (AAO – Associação de Agricultura Orgânica, ABD – Associação Biodinâmica, ANC - Associação Natural de Campinas, MOA International do Brasil, Instituto Kairós e Slow Food) com apoio da ABAST - Supervisão Geral de Abastecimento (órgão da prefeitura que cuida das feiras livres e mercados) e a SVMA - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (órgão que cuida dos parques municipais) se uniram para organizar e viabilizar a Feira. Ao todo foram mais de 8 meses de planejamento e ações para fazer tudo da melhor forma possível.
Depois de meses de planejamento e organização, no dia 02/08/12, a proposta da Feira foi apresentada ao anterior Conselho Gestor do Parque Ibirapuera, que por falta de quorum não quiseram votar a aprovação. O local escolhido inicialmente (marcenaria) foi questionado por algumas pessoas, mas no geral a ideia de criação da feira agradou os presentes. 
Buscando uma sensibilização maior para a questão, todos os conselheiros foram convidados a visitar 3 feiras orgânicas: a Feira Biodinâmica na Rua São Benedito  e as feiras do Parque Burle Marx (de produtores de Parelheiros) e a do Parque da Água Branca (da AAO). Nenhum dos conselheiros compareceu.   
Como o Conselho do Parque estava em período eleitoral, a fim de construir uma saída sem gerar conflitos, e a tempo de conseguir um local para a Feira antes do final do ano, buscamos uma área que não está sob a atuação do Conselho, o Viveiro Manequinho Lopes. Este espaço, ainda que dentro do Parque Ibirapuera, está sob a administração direta da SVMA, e tem uma entrada independente e com pouco movimento aos sábados, dia escolhido para a feira. O local foi aprovado pela SVMA e ABAST. Demos então prosseguimento à criação da Feira, convidamos mais de 200 pequenos agricultores familiares para fazer uma feira de excelência, com a maior diversidade de produtos possível. Os agricultores gastaram mais de R$ 30.000,00 em barracas novas e padronizadas, aventais, camisetas etc.
Por fim, a pouco mais de uma semana da inauguração da Feira (dia 20 de outubro) algumas pessoas se posicionaram contrariamente, e sua realização foi adiada até que uma reunião com o novo Conselho seja realizada.
Aguardamos a realização desta reunião, na qual queremos expor que a Feira de Agricultura Limpa e de Produtos Orgânicos no Viveiro Manequinho Lopes, assim como outras que poderão ser criadas nos parques municipais, possibilitará a criação de diversos novos pontos de comercialização para pequenos e médios agricultores agroecológicos, ajudará a difundir e popularizar produtos saudáveis e criará mais espaços de convívio e aproximação do universo rural e urbano, consolidando uma política pública de apoio à agricultura e de abastecimento descentralizado de produtos orgânicos. Enfim, transformará o Parque Ibirapuera em mais um local de referência do compromisso socioambiental que a população de São Paulo tanto almeja e precisa.
Por esses motivos, reafirmamos aqui nossa proposta de realização da Feira no Manequinho Lopes no Parque Ibirapuera e convidamos as pessoas sensíveis à causa ambiental a nos apoiar nesse propósito através de sua assinatura no avaz ou pelo e-mail: feiradoibirapuera@gmail.com


  
 AAO - Associação de Agricultura Orgânica
 ABD - Associação Biodinâmica
 ANC - Associação Natural de Campinas e Região
 MOA International do Brasil
 Instituto Kairós
 Slow Food

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário