segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Compostagem Caseira - receita


A compostagem caseira é uma prática de reciclagem, que transforma o lixo orgânico de sua cozinha em adubo para suas plantas. Fazendo isso, estamos reduzindo o volume de lixo que vão para os lixões e ainda diminuímos nossas despesas com adubo orgânico para nossas plantas (flores, temperos, hortaliças).

1 - Separar os resíduos orgânicos gerados na sua cozinha: cascas de frutas e legumes, de ovo, pó de café, sementes etc. Restos de carne e alimentos cozidos, não, pois atraem animais.

2 - Providenciar um recipiente onde possa ser feita a com- posteira. De preferência, reaproveite balde de 
plástico velho, uma caixa de madeira, um galão de água vencido, uma caixa d’água quebrada.

3 - Fazer furos no fundo deste recipiente, para que possa escorrer o “chorume”, que deverá ser coletado em outro recipiente, colocado em baixo do recipiente da composteira. 

4 - Dentro do recipiente, depositar camadas de resíduos orgânicos tirados diariamente de sua cozinha alternadas com camadas de folhas secas de árvores e de plantas em geral, aparas de gramas secas ou serragem, como se fizesse um sanduíche. Finalize sempre com a parte seca, para evitar mau cheiro e a presença de insetos. Fazer isto, até que o recipiente fique cheio.

5 - Deixe descansar de 2 a 3 meses, dependendo do tamanho deste recipiente. Neste período, comece uma nova composteira.

6 - Durante os meses de descanso, revire este mate- rial uma vez por semana, para oxigenar a com- posteira e distribuir umidade e calor. No processo de decomposição ocorrerá o aquecimento da composteira, que significa que as bactérias estão trabalhando. Se isso não acontecer, verificar se não é necessário umedecer a composteira, ou se a quantidade de matéria seca não for muito maior que a de resíduo orgânico.

7 - Seu adubo orgânico estará pronto quando tiver uma aparência uniforme como uma terra preta e já estiver fria.



10 comentários:

  1. Muito bom!
    Neste momento, moro em apartamento e somente tenho vasos, mas faço o reaproveitamento de casca de ovos, folhas de chás e também abro os saquinhos de chá que já foram usados e coloco nos meus vasos.
    As plantas estão viçosas e muito verdinhas, como a árvore da felicidade, lírios da paz, guinés, comigo ninguém pode e etc...
    Não preciso de produtos industrializados para regar em minhas plantas.
    Rita

    ResponderExcluir
  2. o que fazer com o chorume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sobre o chorume, reserve em uma garrafa pet com furinho na tampa...para oxigenar e perder os gases originários da decomposição. Quando ele fermentar o suficiente para perder esses gases ele estará pronto para ser borrifado em suas plantas....ou aguar a terra de suas plantas. É um ótimo adubo também...e não tem cheiro ruim...cheira a café.... Abraços - Morgana, bióloga, São Paulo.

      Excluir
  3. adorei o saite e educativo e tem boas ideias

    ResponderExcluir
  4. O problema do chorume poderia ser driblado consideravelmente se fossem feitas algumas mudanças na forma com que eliminamos o lixo de nossas casas e escola. Encaminhar aos fabricantes as pilhas e baterias, ao invés de jogá-las no lixo comum; separar resíduos descartáveis, podendo doá-los a cooperativas ou catadores; encaminhar o óleo usado a postos de coleta ou fazer sabão; e praticar a compostagem dos resíduos orgânicos, ou construir minhocários, são algumas medidas que poderiam ser adotadas em nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Família Orgânica.
    Parabéns pela matéria. Diminuindo o descarte do lixo orgânico, ajudamos muito o meio ambiente.
    Vendemos as composteiras domésticas e minhocários no nosso site. Elas são completas e prontas para o uso.
    http://www.ecoisas.com.br/utilidades/composteiras-1.html



    ResponderExcluir
  6. Comecei a fazer compostagem reutilizando garrafas pet. O problema é que agora na fase de maturação surgiram pequenas larvas/vermes brancos de +/- 3mm. Não sei o que são e gostaria de saber como elimina-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma compostagem bem feita depende sempre de vários fatores (relação carbono/nitrogênio, umidade, aeração...). As larvas que você citou aparecem quando há algum desequilíbrio, normalmente por excesso de nitrogênio ou umidade. Se for esse o caso, acrescente mais carbono (folhas, galhos e restos vegetais secos), revolva a compostagem e controle a umidade de forma que não acumule chorume.

      Excluir
  7. Minha composteira é feita com boticões de água, fui fazendo sanduíches de resíduos, terra, folhas e serragem, com uns 10 dias estava lotado de larvas de moscas. Que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera
      Dê uma olhadinha se não está faltando ar ou há excesso de umidade. Um abraço. Pupin

      Excluir