Quem Somos

TUDO COMEÇOU COM OS ALIMENTOS ORGÂNICOS


Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É  resultado de um processo de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (águas, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo  e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.
Para alcançar este objetivo é preciso um longo processo que inclui desde aspectos filosóficos até estudos de agronomia, ecologia, sociologia, economia e outras áreas. O mais importante é a decisão do caminho e se colocar dentro dele.
Assim, a Família Orgânica reúne produtores que estão em diferentes fases do caminho mas têm feito uma opção pelo bem do planeta, a humanidade e principalmente sua própria família.
O nome FAMILIA ORGÂNICA reflete a consciência de sermos TODOS UM e de nossa vida estar diretamente conectada com todas as escolhas que fazemos em nosso dia-a-dia.

QUEM SOMOS

 

Família Orgânica é o encontro de sonhos e ações para um mundo melhor.
Nasceu do amadurecimento de idéias e crenças que Pupin e Alejandra mantinham nas suas vidas pessoais.
Como tantos casais que partilham presente e futuro, idealizavam o momento no qual fariam a escolha pela vida no campo. Mas, em 2005, avaliaram que não era preciso esperar um futuro tão longínquo, mas tomar uma decisão.  Nesse ano iniciaram a busca do espaço para sua nova vida, e em janeiro de 2006 (de uma forma totalmente fora do planejado) estavam se mudando para a Fazenda Santa Fé, em Campinas, na estrada velha de Jaguariúna. Nesse tempo, ainda nem existia formalmente a Família Orgânica.
A mudança de vida os levou à compreensão, de inúmeros processos que já faziam parte de suas vidas. Foram anos de intenso crescimento e no meio desse caminho nasceu a Família Orgânica.
A demanda dos amigos e colegas de trabalho pelos produtos da fazenda e o encontro com os sitiantes vizinhos, foram gestando os primeiros passos da empresa.
O começo foi a venda de um maço de almeirão no dia 26 de junho de 2006 para uma colega de trabalho. A partir daí tudo foi crescendo e sempre na expectativa de ser muito mais que venda de produtos orgânicos, mas um complexo de ações que revelasse a busca de caminhos mais íntegros de vida em comum.
Nesse andar existiram muitos amigos que apoiaram, clientes que estão juntos desde aquele primeiro momento até hoje, acreditando e confiando na opção de vida feita. Também passaram muitos parceiros, alguns que continuam na luta e outros que desistiram, pois os custos de um trabalho desses exige opções maiores de tempo, esforço, organização e recursos mil.

A FAMILIA ORGÂNICA HOJE
Hoje, a Família Orgânica é uma microempresa focada na sustentabilidade, no respeito ao meio ambiente e às pessoas. Comprometida com sua filosofia de vida, a Família Orgânica presta serviços de assessoria,  produção, colheita, logística de vendas, cursos e vivências rurais.
Através da parceria com dezenas de propriedades rurais, a Família Orgânica está construindo uma rede sólida de produtores e consumidores orgânicos, alicerçada pelos princípios do Comércio Justo.
Para quem está interessado no segmento orgânico, instituimos a Escola de Empreendedorimo Orgânico, com consultorias personalizadas.
 Além de produzir e assessorar quem está começando sua produção, estamos implantando nosso próprio sítio e ajudando na formação de uma cidade orgânica, em Piracaia (SP).
Através da Associação Piracaia Orgânica e da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, participamos ainda de Redes de Agroecologia para a construção de um mundo mais orgânico.

NOSSA FILOSOFIA
Viver em sinergia com escolhas ecológicas e de sustentabilidade;
participar de movimentos e iniciativas sociais de crescimento da cultura orgânica;
participar e desenvolver ações educativas e de saúde que busquem maior qualidade de vida.