terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A FORÇA QUE NOS IMPULSIONA

Seja debaixo de chuva, amassando barro ou enfrentando a drástica situação das estradas rurais, nossos produtores fazem de tudo para atender sua família com produtos orgânicos de qualidade, porque sabemos que você também precisa de muita vitalidade para vencer os seus desafios.
E esse movimento de apoio mútuo será ainda melhor se estivermos em sintonia com nossa própria natureza.
A natureza que nos gerou, nos alimenta, nos faz mover e se desenvolver... e ainda deixar algumas sementes para as próximas gerações.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Feira de Produtos Orgânicos, Agricultura Familiar e Economia Solidária.


A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) e a Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU) organizam a feira de produtos da agricultura familiar, economia solidária e produtos orgânicos. A feira acontece todas as sextas-feiras, das 16 às 19 horas e integra o projeto "Sexta na Estação", promovido pelo Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara). O objetivo é promover um espaço de inclusão social e cultural a partir de atividades de qualificação, sensibilização e vivência em torno da temática “Saúde, alimentação, ambiente e qualidade de vida, na perspectiva da agroecologia”. 

A Família Orgânica está presente apoiando esta iniciativa com os produtos do Delivery. Outras informações podem ser obtidas aqui.
O CIS-GUanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dica Orgânica - janeiro/2012


Pupin

As águas que caem copiosamente em nossa região, permeiam o solo onde a terra é porosa, bem tratada e repleta de matéria orgânica.
No entanto, onde o homem devastou, construiu estradas sem o mínimo de planejamento, impermeabilizou o solo... a ação das chuvas é, por vezes, devastadora.
No meio do caminho, estamos todos nós: aprendendo a conviver em equilíbrio com a natureza e sofrendo as conseqüências de nossos próprios atos.

TAGS: Alimentos Orgânicos, Agricultura Orgânica

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sesc Campinas com o curso Práticas em Agricultura Orgânica

A Família Orgânica tem apresentado algumas oficinas sobre o mundo orgânico no Sesc Campinas.
Dentre os assuntos abordados estão:
Princípios da Agricultura Orgânica
Técnicas de cultivo orgânico
Compostagem
Horta em Mandala


Outros cursos já estão sendo agendados em diversas propriedades agrícolas da regiãoMaiores informações: familiaorganica@familiaorganica.com.br
(19) 9714-5507 / (19) 9664-0422

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dilma fala sobre os incentivos a produção e ao consumo de alimentos livres de agrtóxicos.

Na coluna "Conversa com a Presidenta" desta semana, a presidente Dilma Rousseff falou sobre os incentivos do Governo Federal a produção e ao consumo de alimentos livres de agrotóxicos.

"Presidenta Dilma – O governo federal possui diversas políticas de incentivo à produção e ao consumo de alimentos saudáveis, Carine. O Pró-Orgânico, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, incentiva os produtores a fazerem a conversão para sistemas orgânicos de produção, com projetos voltados à viabilização de insumos e tecnologias apropriadas. Nos articulamos para inserir, na formação dos profissionais da área de Ciências Agrárias, conteúdos específicos sobre este tema. E finalmente, uma ação que considero muito importante, Carine, foi a inclusão de produtos orgânicos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação. Ou seja, o próprio governo compra dos produtores alimentos sem agrotóxicos. Temos o Pronaf Agroecologia, com linha de financiamento para o agricultor familiar que quer investir nesse segmento. Realizamos também a campanha Semana do Alimento Orgânico, em vários estados, informando sobre os benefícios ambientais e nutricionais desses alimentos. O resultado de todas essas ações é que o consumo de alimentos livres de agrotóxicos tem crescido cerca de 20% a cada ano."