segunda-feira, 4 de maio de 2015

É hora de cuidar das próprias raízes.

Aquele friozinho gostoso já está chegando, os dias ficam mais curtos e somos convidados a nos refugiar mais cedo no aconchego do nosso lar.
No mundo vegetal, a maioria das plantas perdem suas folhas para aquecer a terra e permitir o desenvolvimento das raízes.
São dois movimentos de quietude e profundidade que revelam o tempo de um convívio mais íntimo com a própria família, mais interioridade e desenvolvimento da espiritualidade.

A chegada dos meses sem “r” (maio, junho, julho e agosto) na tradição rural, revelam também que é época de poda e de retirar aqueles galhos secos que roubam a vitalidade.
A própria natureza já começou este processo com o intenso trabalho das lagartas e formigas, principalmente nas plantas que estão mais fracas e precisando de um reforço alimentar.

Nossa alimentação também precisa ser reforçada e a tendência é ingerirmos mais carboidratos. O pinhão que despenca das araucárias é uma boa dica para quem é da região.

Aqui em Piracaia, a Cooperativa Ambiência e seus parceiros estão levando a sério o programa de recuperação da mata ciliar e já plantou milhares de árvores, que também entrarão neste processo de desenvolvimento radicular.
Aos poucos, as margens de nossos rios e nascentes terão mais cobertura e as raízes poderão encontrar outros veios de água para alimentar nossas represas.

É claro que todo este movimento se torna muito mais intenso com práticas sustentáveis de sintonia com nossa própria natureza. Neste sentido, a utilização de insumos orgânicos, adubação verde e compostagem dos resíduos são extremamente necessárias.
Assim também, uma alimentação sem agrotóxico e livre de resíduos químicos nos trará mais saúde e garantirá a reposição de nossas energias.

Para quem cultiva uma espiritualidade mais profunda, é hora de mergulhar em leituras e deixar o próprio espírito se entrelaçar com os impulsos do bem.
É o movimento cosmológico em favor da vida que nos coloca em profundo contato com nossas raízes.

Para aqueles que desejam viver mais intensamente os movimentos da natureza, tudo começa com um encontro, uma visita ou um simples e-mail.
Faça seu contato pelo e-mail: familiaorganica@familiaorganica.com.br

Um abraço.

Pupin

Um comentário: