segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OELY - Massas Orgânicas Artesanais

Os novos produtos na lista da Família Orgânica!

Matérias-primas
            As Massas Orgânicas Artesanais Oely primam por uma qualidade irretocável das matérias–primas utilizadas na produção de suas massas. Essa qualidade se determina, por um lado, quanto à exigência de que tais matérias-primas sofram um mínimo de desvirtuação durante o processo de sua produção, e, por outro lado, que não haja nenhum acréscimo de quaisquer outras substâncias estranhas a elas próprias. Por isso, as massas Oely se põem ao lado das matérias-primas tomadas das produções orgânicas.

Produção artesanal
            As massas Oely são produzidas artesanalmente, o que pressupõe a presença do artesão acompanhando todo o processo de confecção das massas, cujo produto se dá em pequena escala. Dessa forma é possível assegurar um padrão de qualidade de sua produção que se assenta na leveza e na delicadeza de uma massa de textura e sabor suaves e aprazíveis.

Massas
            As massas Oely são produzidas com farinha de trigo integral ou branca acrescidas de ovos ou extrato de linhaça, todos de procedência orgânica, sem a adição de quaisquer outros ingredientes em sua composição. Usa-se água mineral e linhaça dourada como base para a obtenção do extrato de linhaça.
            As massas com linhaça são muito mais delicadas e suaves do que as massas com ovos. Seu tempo de cozimento é consideravelmente menor e não é possível demarcar um ponto de cozimento que possa ser dito “al dente”. Isto se dá devido às características da linhaça, que durante o cozimento deixa soltar aquela “goma” que lhe é característica. Por isso, o tempo de cozimento deve ser observado atentamente. Mesmo assim, caso permaneça alguma “goma” na massa após o escoamento da água de seu cozimento, basta passá-la rapidamente, ainda dentro da peneira, sob a água corrente de uma torneira.

·        Frescas
            As massas frescas não são pré-cozidas. Após serem moldadas e cortadas em um tamanho padrão, elas são postas para secar por alguns minutos, embaladas e refrigeradas. Sugere-se que as massas fresca sejam prontamente consumidas ou mantidas sob refrigeração por até 5 dias, para as massas com ovos, e por até 7 dias para as massas com linhaça. As massas frescas tendem a oxidar-se rapidamente devido a ausência de quaisquer ”conservantes”. A oxidação pode provocar um escurecimento e uma pequena alteração no sabor da massa, que podem ser detidos pelo seu congelamento. O modo de cozimento é exatamente o mesmo, tanto para a massa fresca como para a massa congelada: retirada da massa do refrigerador, imediata imersão em água fervente e contagem do tempo de cozimento sugerido.

·        Desidratadas
            As massas desidratadas são produzidas exatamente como as massas frescas e, ao invés de serem embaladas e refrigeradas, são postas em um desidratador para serem secas. O processo da secagem é feito naturalmente, sem nenhum tipo de intervenção, e consome pelo menos 2 dias inteiros.

Variedades
            Quanto aos formatos das massas, dispomos dos seguintes tipos de massas longas:

Capelli d’angelo
Massa extremamente delicada, geralmente usada em sopas.
Spaghetti
Massa correspondente ao “spaghetti nº 8”.
Spaghettoni
Massa mais encorpada do que o spaghetti.
Taglietto
Massa muito delicada, de pequena largura e espessura mais robusta.
Tagliatelle
Massa de largura e espessura mais robustas correspondente ao “talharim”.
Fettuccine
Massa em forma de fita, mais delicada do que o tagliatelle.
Fettucce
Massa delicada em forma de fita e mais larga do que o fettuccine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário